04/02/2015

Os 13 porquês, por Jay Asher


Olá pessoal, eu sou a Gabi e hoje eu vim trazer a resenha de Os 13 porquês, do autor Jay Asher, publicado no Brasil pela editora Atica.



⭐⭐⭐⭐⭐
Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher Páginas: 290 Compre em: Livrarias Cultura
A história acontece em um dia onde Clay Jensen encontra, depois da aula, uma caixa de sapato na porta de sua casa, endereçada a ele.
A caixa contendo 7 fitas é aberta por Clay e os 13 lados gravados o intriga.
Ele coloca no toca-fitas a primeira gravação e a voz de Hannah Baker ecoa por seus ouvidos o deixando confuso.
Hannah é a primeira garota que Clay amou em sua vida. Hannah é a garota que duas semanas antes cometeu suicídio. Hannah é a garota que o diz no toca-fitas, que ele é um dos culpados por sua morte, e que ele agora tem a missão de ouvir cada lado de todas as fitas e depois repassa-las para a pessoa que for citada na fita seguinte à sua.
Cada um dos 13 lados gravados são sobre uma pessoa em específico e sobre algo que essa pessoa fez que levou Hannah a tomar sua última decisão.
Clay ouve cada fita, madrugada a dentro, e se pergunta o que ele poderia ter feito para que a garota com a qual ele trabalhou, a garota que ele simplesmente amou, se matasse.
A leitura foi bem pesada para mim, principalmente por causa da premissa do autor, da forma como foi narrada e de como o assunto foi abordado. Foi uma leitura demorada, porque, eu consegui sentir tudo o que Hannah sentia enquando gravava cada lembrança, em cada fita, e também o que Clay sentia enquando ouvia cada palavra. E isso acarretou em uma carga emocional fortíssima. Que foi  o mais marcante da historia, a nuvem de sentimentos dos personagens, a intensidade com que cada um reagiu à situação.
Em um certo momento do livro, Clay analisa a possibilidade de Hannah simplesmente estar a procura de pretextos para se matar. Eu discordei dessa possibilidade, o recado que ela passa nas fitas, no meu ponto de vista, é que cada detalhe, cada ação sua, vai contar lá na frente, vai fazer a diferença. E mesmo que você não se posicione, ainda sim, você terá sua parcela de culpa, pois você viu acontecer, podia ter feito algo, mas não quis, então você permitiu que acontecesse, sendo culpado pelo ocorrido também.
Indico muito, muito, muito, muito  essa leitura. Eu acho que todas as pessoas deviam ler Os 13 porquês, pela mensagem que ele passa, principalmente.
Espero que tenham gostado da resenha, não deu para falar mais sobre a historia, sobre o que Hannah conta nas fitas, pelos spoilers.
Mas posso dizer que o final me surpreendeu muito, e eu fiquei super satisfeita com ele. O livro é digno de 10 estrelas. Se já leu, ou deseja ler, deixe nos comentários. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos, pois me ajuda muito, e se ainda não é inscrito no blog, corre lá. Vou ficando por aqui, beijos.