31/05/2015

A Lista Negra, por Jennifer Brown

Olá pessoal! Hoje estou aqui para fazer uma das resenhas que estou devendo há um bom tempo para vocês.
A Lista Negra, da autora Jennifer Brown aborda de forma impactante um tema muito discutido atualmente: o bullying.


⭐⭐⭐⭐⭐
Título: A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Páginas: 220
Compre em: Saraiva

A história gira em torno de Valérie e como fica sua vida no colégio Garvin após uma tragédia causado por Nick, namorado da nossa protagonista.
A vida de Valérie vira uma bagunça do dia para a noite depois que seu namorado entra no colégio portando uma arma e começa a atirar em uma série de pessoas que costumavam atormentar a vida dos dois, baseado em uma lista feita por ele e por Valérie.
Como se não bastasse assistir tantas pessoas sendo executadas a sangue frio, Val ainda leva um tiro tentando proteger uma garota, que seria a próxima vítima de Nick, e ao fazê-lo, ela assiste de perto o amor da sua vida por o cano na cabeça e disparar. Bem ali, na sua frente, depois de matar tantas pessoas, ele se mata, e nem mesmo dá a ela explicações antes disso.
Então a Lista Negra vem a público e todos olham para Val acusando-a de ser culpada pela tragédia, e ela ainda ouve coisas horríveis de pessoas da escola, da sociedade e até mesmo de seus pais e seu irmão.
Durante a leitura conseguimos sentir a angustia dela, o nó na garganta, e eu fiquei me perguntando o que eu teria feito se estivesse no lugar dela. Talvez desistisse, talvez cometesse suicídio.
A protagonista é forte, determinada e consegue levar tudo de uma maneira digna.
Percebemos que ela se pergunta quando foi que ela perdeu seu namorado, quando foi que ela perdeu o controle sobre o que ela aparentava ser para ele, sobre o que ela deu a entender a respeito principalmente da morte. E depois de tudo o que acontece percebemos que ela fica tão presa ao que já foi que se esquece de pensar em como vai prosseguir.
Eu gostei muito do livro, tive que dar uma pausa considerável lá pelo meio, porque tava muito tensa a atmosfera da leitura e retomei ontem, e fu até o final. Esse é um dos livros que devia ser leitura obrigatória nas escolas, principalmente. Nos mostra que cada ação nossa, pode contar muito na vida de alguém e que qualquer decisão precipitada  pode ter consequências desastrosas e irreversíveis, ou até mesmo irreparáveis, o que é pior.
Uma frase lá do fim do livro que eu marquei diz o seguinte: "Essa é a nossa realidade. As pessoas odeiam e são odiadas." e linhas acima, um pouco antes tem uma frase da Valérie que diz o seguinte: "De certa forma, Nick estava certo: às vezes todos temos que ser vencedores. Mas o que ele não entendeu é que todos temos também de ser perdedores. Porque não se consegue uma coisa sem outra." e essas duas frases conseguiram resumir muito bem a ideia do livro. As pessoas estão muito preocupadas em vencer sempre e humilhar as pessoas que odeiam, estão sempre tão preocupadas apenas em promover a própria imagem e não pensam por nenhum instante nos outros e em como suas ações estão afetando a vida das demais pessoas.
Chorei durante a leitura, sofri nas partes difíceis, me desesperei em alguns momentos e recomendo demais essa experiência para todos. Ela só me fez bem, e acrescentou coisas boas em mim.


Vou ficando por aqui pessoal, espero que tenham gostado. Até o próximo post e não se esqueçam de COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, é super rápido, só clique aqui nos ícones abaixo da postagem e confirmem o envio, simples né? E INSCREVAM-SE no blog se ainda não são inscritos. Deixem o comentário de vocês, se já leram, gostaram, querem ler, enfim!
Beijocas!

Um comentário:

  1. Oi Gabriela,
    Muito boa sua resenha, você me passou a sensação que o livro é muito angustiante, porém muito verdadeiro.
    Abraços,

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir