25/10/2014

O Pequeno Príncipe por Antoine de Saint-Exupéry


O Pequeno Príncipe é uma obra de Antoine de Saint-Exupéry publicada pela primeira vez, um ano antes da norte do autor, em 1943 nos Estados Unidos. No Brasil, sua primeira publicação veio em 1952, e hoje em dia soma mais de 50 edições.


⭐⭐⭐⭐⭐
Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antonie de Saint-Exupéry
Páginas: 160
Compre em:  Livraria Cultura

A historia é narrada por um garoto, que apresenta a adultos um desenho, (mais especificamente, uma jibóia que engoliu um
elefante) e todos os adultos não enxergam outra coisa  se não um mero chapéu, e desencorajam o garoto fazendo com que ele deixe a carreira de pintor, e se torne mais tarde um piloto.
Durante o concerto de sua aeronave, o narrador (e o leitor) são inseridos nos detalhes de viagens feitas pelo príncipe e levados a reflexões a partir dos diálogos entre o pequenino e outros personagens que surgem ao longo dos pequenos capítulos.
A historia, a pesar de ter um vocabulário mediano, narrada de forma bem simples, e ilustrações, lembrando narrativas de historias infantis, é carregada de um caráter filosófico incrível.
Ao fim da historia, é impossível ao leitor não refletir e se sensibilizar. Levei apenas 3horas para finalizar a leitura e ao longo dela fiz varias marcações dos trechos que mais gostei. A seguir se encontra um desses trechos:
"É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar - replicou o rei. -A autoridade se baseia na razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, todos se rebelarão. Eu tenho direito de exigir obediência porque minhas ordens são razoáveis."

                                                                       Gabi Silva