10/05/2015

O Teorema Katherine, por John Green

Olá galera, hoje eu estou aqui para fazer para vocês a resenha de mais um livro da Maratona John Green. Na sequencia de publicação, O Teorema Katherine segue o livro Quem é Você Alasca?, o primeiro livro resenhado da maratona.



⭐⭐⭐
Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Páginas: 195
Compre em: Saraiva
Sinopse: Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato. 
Depois do mais recente e traumático término, ele resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e um melhor amigo bem fora de forma no banco do carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar pés na bunda, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. 
Uma descoberta que vai mudar para sempre a história amorosa do mundo, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Colin Singleton é um garoto prodígio de 17 anos, viciado em anagramas, pouco popular e com uma sina: namorar Katherines e levar o fora de Katherines. O melhor amigo de Colin é um garoto gordo, de ascendência libanesa chamado Hassan.
Colin vive sua vida, se dedicando completamente aos estudos de diversas línguas, e lendo diversos livros, esperando ansiosamente a hora em que terá seu "momento Eureka"se tornará um gênio, e não será  apenas um menino prodígio.
A história começa com Colin sofrendo após levar um fora de K-XIX, sua 19° namorada chamada Katherine. Ele é convencido por Hassan a sair em uma viagem de carro para superar a depressão pós término do namoro.
Nessa viagem, que devia ser de cidade em cidade, os dois acabam ficando na casa de Lindsey, após a mãe da garota oferecer um emprego provisório aos dois em Gutshot.
Eles conhecem Lindsey Lee Wells, uma garota caipira, do interior, na parada que fazem para visitar o túmulo de um arquiduque. e uma  amizade se desenvolve, o livro todo fica nesse momento de descontração entre eles e alguns outros personagens que fazem parte da vida de Lindsey, mas até mesmo nesses momentos, existem alguns dramas que compõem a trama e que vão colaborar, de certa forma, para o desfecho do livro. No decorrer das aventuras que eles vivem, Colin busca desenvolver um teorema que explique o relacionamento das pessoas, uma formula matemática capaz de prever quando uma pessoa vai terminar com a outra antes mesmo que elas se conheçam, na esperança de se tornar finalmente um gênio e ser reconhecido pelo seu trabalho.
O livro, que é narrado em terceira pessoa, vai alternar entre o que os três estão vivendo e o que Colin viveu com as Katherines da sua vida.
O final é bem previsível, de verdade, MUITO previsível.
Não gostei do livro. Ao contrário de em Quem é você, Alasca?  John Green não desenvolveu a história, não conseguiu criar uma trama atraente, jogou informações desnecessárias no enredo, e apesar de  ter criado personagens divertidos ele não aproveitou o carisma que deu a cada personagem para criar uma história que prendesse o leitor.
Eu não sei se é por ter começado o livro com muitas expectativas depois de ler dois livros excelentes do John Green, mas não consegui gostar tanto do livro quanto eu queria.
O livro foi uma decepção.

Vou ficando por aqui, espero a opinião de vocês nos comentários, beijocas! E se ainda não se inscreveram no blog, NÃO PERCAM MAIS TEMPO! Bora se inscrever, e não se esqueçam que em breve tem sorteio para os seguidores!
Agora vou ler mais um pouquinho aproveitando o dia chuvoso aqui na minha cidade!

3 comentários:

  1. Virou meu livro preferido do Green, adoro o fato de o Colin e o Hassan terem ido buscar novas experiencias e o meu personagem preferido foia Lindsey. Acho que pelo fato desse livro ser menos do tipo "triste" e mais "uma historia bobinha" eu gostei mais do que os outros. E já você não gostou dele. Deu para ver por ai que temos gostos diferentes.

    http://www.hurricanestars.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aláina, obrigada pela visita e por deixar sua opinião! Bem, no inicio eu imaginei uma coisa legal, do tipo volta por cima com uma viagem por lugares incríveis e como eu disse na resenha, estava com grandes expectativas e o fato de a historia se passar com eles pressos naquele lugar e acomodados me decepcionou, entende?
      Acompanhe o blog e confira as demais resenhas da maratona que estão por vir. Além desse, quais outros livros você gostou do autor?
      Beijocas!

      Excluir
  2. Muito bom este livroo adoroooo
    http://maahdonadoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir